sexta-feira, 6 de abril de 2012

Como lidar com a mente do predador


Vocês já repararam quantos filmes já foram feitos sobre predadores, normalmente, seres alienígenas que chegam à Terra para exterminar ou se alimentar dos seres humanos? Isso não pode ser uma simples coincidência ou algo meramente fantasioso, vindo das mentes criativas de cineastas. Ou pode? Quem já leu algum livro de Carlos Castañeda já ouviu falar no termo "mente do predador" e já teve acesso a teorias que levam em conta o fato de existirem seres que se alimentam na nossa energia. O moderninho Matrix mostra a mesma coisa de forma bem crua, como se seres humanos fossem as pilhas para a máquinas predadoras. Se tudo isso é verdade ou não, não sabemos ao certo... Mas sabemos que o conceito de mente do predador não é apenas um conceito, é uma realidade que precisamos enfrentar diariamente.

A mente do predador é algo difícil de explicar, pois, ao mesmo tempo, faz parte de nós, é parte da nossa mente, mas também é um invasor, um predador que tenta nos manter sob controle, tenta tirar de nós o seu alimento (emoções negativas). Ela pode se disfarçar de intuição, trazendo visões terríveis do que pode nos acontecer ou acontecer com quem amamos, costuma usar muito expressões como “e se...” , ela adora reticências! Pois, através delas, deixa sempre uma sombra pairando dentro de nossa cabeça.

A mente do predador também pode se disfarçar de conselheiro, apontando sempre para o caminho já trilhado, já conhecido. Até porque, trilhar caminhos desconhecidos pode ser muito perigoso... “e se...” Então, desse jeito, a mente do predador nos manipula, paralisa, restringe a ação, limita nossa liberdade.

A mente do predador não gosta de surpresas, não gosta do inusitado. Ela faz de tudo para que sejamos criaturas extremamente previsíveis! Ela cultiva o controle e quando algo sai fora desse controle, ela entra em pânico. Alguém já ouviu esta palavra por aí? Pânico? Esta é apenas uma teoria minha, mas acredito que a síndrome do pânico seja uma reação da mente do predador diante da possibilidade de perder o controle sobre nós e nossa vida. Mas isso é apenas uma teoria...

Para cessar o falatório da mente do predador, um dos maiores geradores de ansiedade do mundo moderno, um bom truque é perguntar: “quem está falando?” Normalmente, isso gera uma certa confusão e o silêncio é instantâneo. Sim, porque é interessante pensar que algo dentro da nossa cabeça esteja falando uma coisa que não queremos que aconteça, não desejamos para nossa vida e que, se tivéssemos escolha, não estaríamos pensando.

Outra atitude que se pode tomar para silenciar a mente do predador é concordar com ela e em voz alta. Assim, quando ela falar: “algo terrível pode acontecer se você não fizer isso...” simplesmente responda: “é verdade! Pode mesmo!” E aguarde alguns minutos, se deliciando com o silêncio de quem não sabe o que dizer diante da sua atitude inesperada. Repare em outro detalhe: normalmente, este algo que fala em nossa cabeça, fala na terceira pessoa, assim: “você tem certeza que vai neste encontro? Pra que? Só pra ter outra decepção?”

Então, se tem alguém falando dentro da nossa cabeça, e que não somos nós, pois se fossemos, falaríamos coisas mais agradáveis, quem é que está falando? A resposta é: a mente do predador.

E para ajudar a silenciar a mente do predador ainda não inventaram um método mais eficaz do que a meditação. Porque, aos poucos, vamos nos acostumando a, primeiro, desacelerar a mente, para depois, mais adiante, realmente silenciar a mente. E quando conseguimos esvaziar a xícara, estamos prontos para o novo em nossa vida.

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto, como sempre Claudinha. Sobre a crise do pânico vc está certíssima, super associado à situações em que a pessoa não se sinta no controle TOTAL da situação, por isso na crise as pessoas acabam ficando só em casa e rompem relacionamentos, porque vêem que não têm o controle sobre a ação dos outros, sentimentos dos outros... e por aí vai... signos de virgem e capricórnio são especialmente propensos...

    ResponderExcluir
  2. Já leu o livro "A Alma Imoral", de Nilton Bonder (há uma adaptação para o teatro também)? Trata-se de uma revisão radical da visão convencional cristã, digamos assim (o autor é um rabino) do corpo e da alma como pólos respectivamente de pecado e transcendência e pureza. A alma seria na verdade a traidora do corpo, colocando em dúvida suas regras conservadoras, seus caminhos conhecidos, e esta traição constante da programação repetitiva do corpo pela alma inquieta é que traria a transcendência, a evolução e a liberdade humanas.

    Esse livro pode ser a redenção do naipe de espadas... hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi, V!

    Sobre o pânico, a prática me mostrou isso...Olha os 3 planetinhas em Virgem aí...rsrsrs

    beijos

    Oi,Larissa!

    Eu tive o prazer de assistir a peça junto com minha amiga Maryssol, em uma das minhas passagens pelo Rio. Fora de série!!! E o Bonder é sempre genial!

    beijos

    ResponderExcluir