sexta-feira, 27 de abril de 2012

Saúde X Prazer

Já comentei por aqui que acredito no equilíbrio entre o prazer e saúde. Mantenho uma dieta muito saudável de segunda a sexta (eu disse saudável, não disse intragável...rs) e no final de semana relaxo um pouco.

Hoje, resolvi falar aqui sobre pequenos truques para tornar mais saudável uma guloseima ou mais saborosa uma comidinha natureba. O que no final é um encontro dos dois extremos, ou seja, o caminho do meio! :-)

Então é assim... Deu vontade de comer bolo? Ao invés de correr para aquele de chocolate, com coberturas e coisa e tal, por que não um simples e delicioso bolo de laranja? Sim, sim! Na verdade, nem tão simples... Ele tem uns segredinhos.

Bolo de Laranja Inspirado

Bater 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga com 1 e 1/2 xícara de açúcar;

Acrescentar aos poucos, enquanto vai batendo, 2 ovos inteiros, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de aveia, 1 xícara de suco de laranja natural, 1 colher de sopa de fermento em pó;

Então vem o segredinho: acrescentar raspas da casca de uma laranja e 1 colher de chá rasa de cardamomo em pó.

Colocar em forma untada e enfarinha e pronto! Fica assim! ;-)

Aí, você se cansou de comer pão no café da manhã... O que fazer? Panquecas, claro!

Panqueca Integral

1 ovo inteiro
1/2 copo duplo de farinha de trigo integral
1/2 copo duplo de farinha de aveia
1 copo duplo de leite
1 pitada de fermento em pó

Bata tudo no liquidificador e faça as panquecas na frigideira. (Façam de conta que estas aqui embaixo são as minhas, tá? Porque não deu tempo de tirar a foto, pois comemos TUDO! rs Esta imagem veio daqui)

Aí vem um detalhe legal...

Estamos nos encaminhando para o Inverno, as temperaturas começam a cair e nosso corpo pede por coisas quentinhas. Minha sugestão para rechear as panquecas atende essa necessidade corporal-invernal! :-)

Maçã Cozida com Açúcar e Canela

Ok, não me peçam quantidades, medidas...rs

Vá colocando... Maçã picadinha com casca... suco de meio limão em cima... Vai mexendo na panela... quando começar a amaciar, coloque um pouco de açúcar, sem exagero e canela, idem. Vá mexendo e sentindo o aroma. Se precisar, pingue um pouco de água, e continue mexendo. No final, forma um caramelo com o açúcar, a canela e o sumo da maçã, que fica uma delícia! (Já que estou cara de pau, vamos fingir também que esta linda maçã cozida aqui embaixo é a minha...rs ela veio daqui)

E por que não trocar o refrigerante (eca!rs) por suco de melancia ou água de coco? Além de evitar o mal do refri, você vai ajudar a eliminar o mal que ele já causou antes! ;-)

Isso pra não falar de coisas mais simples ainda, né? Exemplo? Deu uma vontade de comer doce, irresistível! Ao invés de atacar um pacote de biscoito recheado ou (fazendo o sinal da cruz) uma barra de chocolate, tente algo simples e com cara de casa de vó, como bananas em rodelas ou amassadas com mel e granola. As calorias da granola são "do bem", porque se trata de um alimento "que alimenta" (parece piada, mas não é... hoje em dia tem muito alimento que não alimenta).

Acho que já dá pra passar o feriado comendo guloseimas sem tanto peso na consciência! :-)

3 comentários:

  1. Ameiiiii vou fazer tudo! rsrs
    Beijos, obrigada pelas receitinhas incríveis... e bom feriado! :)
    da Ju

    ResponderExcluir
  2. ...delícia ...delícia ... delícia !!!
    Bju lindona e bom fds

    ResponderExcluir
  3. Apetitosas receitas saudáveis !!!
    Ando fora da cozinha (virei lavadeira !!!), mas isso vai terminar pois estou me preparando para reiniciar o Almoço no Jardim e o Chá e Magia, que estarão em catálogo de roteiros da região !

    Acredita que ainda não fiz a tapioca ?

    Beijo

    ResponderExcluir