sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vamos fazer um canteiro de ervas medicinais? Parte 1

Olá, amigos! :-)

Hoje, resolvi falar um pouquinho de um assunto que me encanta há muitos anos! As ervas medicinais! Cresci com minha mãe dizendo que minha avó gostava de canteiros com flores e que ela gostava de "folhagem", tudo que fosse verde e brotasse da terra. Não é à toa que seu nome é Flora! :-) Pois eu sigo a tradição das mulheres desta família, que gostam de plantas, mas meu encantamento maior é com as ervas, aquelas coisas cheirosas, lindas e curativas.

Desde que saí do Rio e fui morar no Sul de Minas e, portanto, em casa, não apartamento, sempre tive algumas ervas plantadas no jardim. Em algumas casas, com menos espaço de terra, era o trio básico: arruda, alecrim e manjericão. Conforme o espaço era maior, mais ervas... Cheguei a ter mais de 20 variedades de ervas e flores também usadas para cura, dentro do conceito mais abrangente do xamanismo: cura do físico, emocional, mental e espiritual. Isso foi em uma casa onde brotava do cimento miosótis azuis de uma forma totalmente impressionante!

Para quem não entende muito de plantas, miosótis são flores dengosas...rs Não pegam em qualquer lugar! Tanto que recolhi uma enorme quantidade de sementes e tentei plantar depois, em outras casas onde morei, sem nunca conseguir nem que elas "pegassem", que dirá que dessem flor. Foi então que eu confirmei uma sabedoria que me foi passada: a Natureza é tão generosa, que no seu quintal vai nascer, espontaneamente, a planta que você precisa para se curar.

No sistema de Florais de Minas, o Myosotis tem a seguinte recomendação (informação tirada do livro Florais do Mundo, do meu amigo Nei Naiff): " para trauma e sofrimento profundo por perda irreparável, recente ou antiga, tal como morte, divórcio, abandono, demissão, aborto ou qualquer perda de caráter irreversível; estado permanente de tristeza, lamúria, derrotismo, pessimismo ou depressão devido a fatos reais; tendência ao ceticismo após fracasso".

Pois bem... Eu havia saído de um divórcio profundamente doloroso, seguido de um abandono de um suposto novo amor e depois de um ano morando nesta casa passei por uma demissão por perseguição interna, dentro da empresa... depois por outra demissão por perseguição política e finalmente trabalhei como freelancer para um jornal, cujo dono me deu um calote. Tá bom? Ou precisa mais? rs

Os miosótis estavam ali tentando de tudo para me ajudar! Lamentavelmente, não foram suficientes ou, diria hoje, eu não me entreguei à cura de forma suficiente. Demorou mais tempo para que ela se processasse...

Então, depois da história emocionante e lacrimosa, vamos ao trabalho! :-)

Quem tem um jardim, favor observar quais plantas que brotam nele espontaneamente. Uma boa dica é começar a pesquisar plantinhas que não identificamos ou chamamos de mato. Porque tem muito "mato" que é curativo! Onde eu morava em São Lourenço havia uma boa quantidade de tanchagem, em um período em que sentia dor de garganta.

Vamos começar falando de ervas bem conhecidas e que costumam ser fáceis de se lidar, ok?

O amor da minha vida, o manjericão, é o primeiro deles...

Manjericão (Ocimum basilicum)

Adoro temperar massas e legumes com esta erva! Além do gosto e do aroma saborosos, o manjericão tem um efeito digestivo que muito auxilia em dias de comilança. Sua utilização em banhos propicia grande bem-estar e não é para menos, levando-se em conta que ele é considerado uma planta sagrada. Cada pessoa reage de uma forma muito particular ao uso das ervas. Não sei se é pela relação tão especial que tenho com o manjericão, seu banho me dá uma levantada no astral e traz frescor e entusiasmo. Uma coisa interessante sobre esta planta é que ela é uma "planta companheira", ou seja, ela ajuda o desenvolvimento das outras que estiverem em seu redor.

Hortelã

Bem, a quantidade de coisas chamadas de hortelã ou menta chega a assustar! rs Vou falar aqui de duas: a hortelã pimenta e a hortelã de panela (ou rasteira) que, diga-se de passagem, passei anos achando que a hortelã de panela era a hortelã pimenta e a hortelã pimenta eu desconhecia completamente...rs

Hortelã Pimenta (Mentha piperita)

De todas as indicações desta hortelã, considero que a digestiva e a tônica são as que podem ser percebidas de maneira mais clara. Após a refeição, tome um chazinho de hortelã e você verá que a digestão será muito mais tranquila e, inclusive, aquela lombeira pós-almoço vai diminuir ou passar. Também existe uma tradição, vinda dos antigos gregos, de usar esta planta para afastar mordida de cobra e picada de inseto, mas nunca testei... Uma outra curiosidade é que de uns tempos pra cá tem sido comum as pessoas oferecerem água aromatizada/saborizada com hortelã, mas creio que poucas pessoas saibam a história que, provavelmente, deu origem a esse hábito. Mas eu vou contar! ;-)

Certa vez, Zeus e Hermes vieram à Terra disfarçados de mendigos, mas ninguém os ajudou. Até que eles chegaram a um casabre muito pobre, onde um casal de velhinhos lhes ofereceu folhas de hortelã e os alimentou. Desde então, a hortelã é um símbolo de hospitalidade!

Hortelã de panela (Mentha villosa)

Se caracteriza por ter as folhas crespas e brilhosas e é usada para fazer kibe! Ah, sim... Todos conhecem! rs Pois então, saibam que esta planta é excelente para curar amebíase e giardíase, doenças parasitárias que costumam afetar principalmente crianças. Estudos mostraram que a porcetagem de cura chega a 80% dos casos.

Bem... "Por hoje é só, pessoal!" :-)

Mas nós voltamos...

6 comentários:

  1. Adoro ervas, não tenho terra no meu quintal, porém, faço minha horta em vasos, bacias, etc..tenho algumas ervas e incluíndo é claro o manjericão, guiné, alecrim, espinheira santa, e tantas outras....
    Beijos Clau, parabéns pela iniciativa de compartilhar..

    ResponderExcluir
  2. ADOREI !!!

    Hoje vi na casa da Simone um canteiro de hortelã maravilhoso, e só não pedi uma muda porque ia andar ainda muito tempo até chegar em casa !

    A dita hortelã pimenta eu não sei qual é.
    Conheço:
    -menta, de folha macia e mais clara
    -levante, de folha pequena e lisa
    -poejo, de folhinhas pequenas
    -hortelã de quibe, essa que v. mostrou

    Ai, Cláudia, ando com tanta vontade de comprar mudas de ervas e temperos, mas o tempo anda muito apertado. As sementes que comprei não brotaram !
    Vamos ver se consigo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tetê! :-)

    É uma delícia lidar com estas plantinhas, né?
    Grata pelo carinho! Este blog é uma complementação do Via Tarot, dando dicas para as pessoas sobre curas naturais.

    beijo!

    Oi, mãe!

    A hortelã pimenta eu nunca tinha visto! Vim a conhecer aqui em Terê. Aqui ela é muito comum, fácil de encontrar em floriculturas, inclusive. Ao contrário da hortelã "de quibe" que é a que tem muito aí, mas aqui tem com menos facilidade.

    Em relação ao levante, apesar do cheiro ser muito parecido, o formato da folha é totalmente diferente! Comprido, mas não é pequeno não... Cada folha tem em torno de uns 3 dedos, às vezes mais. Tem aqui no canteiro, o Fernando usa muito para banhos.

    Olha, uma coisa que já percebi é que quando o tempo é pouco, só damos conta do que está perto. Isso quer dizer que um canteiro lááá longe no quintal, fica abandonado, mas vasinhos na varanda ou perto da cozinha recebem atenção. E outra coisa... Sejamos práticas! rsrsrs Larga este negócio de semente pra lá, porque demora muito tempo...rsrsrs Pede pro papai te levar no domingo de manhã lá na feira e compra aquelas mudas preciosas que custam (custavam pelo menos) 1 ou 2 reais, dependendo da muda, uma caixinha com 12 mudinhas pequenas!!! Aquilo é um achado!!! Eu só não comprei mais porque não tendo carro, era uma loucura vir pra casa cheia de bolsa, até porque não tinha ônibus que me deixasse perto, no mínimo, teria que pegar 2 ônibus e ainda subir um ladeirão sinistro...rs Senão eu teria feito um "estrago" naquela barraca de mudas! :-)))

    beijão!

    ResponderExcluir
  4. Cacau, conhece uma planta (arbusto) de nome "Jureminha Santa"? Ou alecrim do mato.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aldo!

    Lá na casa da minha mãe, em São Lourenço, tem um arbusto que chamam de alecrim do mato, não sei se é este que vc está falando. O que eu conheço, se não me falha a memória, tem um cheiro que parece mel... Não tenho certeza se é ele mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post, Clau! (Estou "tirando o atraso" dos blogs que deixei de ler no mês passado... rs)

    Adooooro menta, só não uso mais em tudo pq (pelo menos pra mim) aumenta bastante o apetite, e em tempos de reeducação alimentar, é bom dar uma maneirada... rs. Para combater "vermes", como se diz, existe também uma outra variedade (ou seria outro nome para uma dessas?) chamada "Menta Crispa", da qual é feito inclusive um remédio vendido em cápsulas em farmácias - é natural e tiro e queda... rs.

    Eu moro em apartamento, mas quando me mudei já havia 3 habitantes no imóvel... dois vasos de Espada de São Jorge (que mais que dobraram de tamanho depois que fui morar lá... bom sinal) ;) e um vasinho de uma planta indefinida, que até hoje não descobri o que é, mas que continua tb firme e forte... uma amiga já arriscou dizer que seria Boldo do Chile, mas até hoje não consegui confirmar. Se fosse, seria ótimo, né? Adoraria alguém que me desse certeza... rs

    Beijos!!
    Juju

    ResponderExcluir