sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vamos fazer um canteiro de ervas medicinais? Parte 2

Antes tarde do que nunca, estou neste momento atrasando um pouquinho mais uma viagem só para deixar a postagem pronta! :-)

Resolvi continuar falando sobre este assunto que tanto me encanta: as ervas mágicas! Sim, são mágicas... Curam tanto fisicamente como energeticamente, emocionalmente, espiritualmente.

É fundamental manter um relacionamento próximo com suas ervas. Não pensem que aquele papo de falar com planta é coisa de louco. Na verdade, tem certas horas em que falar com gente é que é coisa de louco! rsrsrs As plantas possuem muito mais sabedoria, não tenham dúvida!

Então vamos falar do Alecrim e do Capim-Limão.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

É conhecida como erva de proteção espiritual e energética. E, de fato, um bom banho de alecrim é capaz de produzir verdadeiros milagres! É uma erva estimulante que precisa ser usada com muita cautela, pois costuma dar umas "aceleradas". Para quem já é muito acelerado, eu não recomendo o uso interno, somente em banhos.

Algumas sugestões de uso: a tintura pode ser usada em fricções para reumatismo e contusões; compressas podem resolver aquele probleminha chato de "bolsa" embaixo dos olhos; o pó das folhas cicatrizam feridas; o vinho de alecrim recupera da exaustão física e mental; o chá fortalece o estômago, facilitando a digestão e o banho eleva a energia e renova a autoestima.

Além de tudo isso, o alecrim é um tempero maravilhoso! E não deve ser dispensado na cozinha. Esta é uma daquelas ervas que eu aconselho a ter em um vasinho, principalmente quem mora em apartamento e não tem quintal. Mas tem que colocá-lo perto da janela, pois o alecrim gosta muito de sol.

Capim-Limão (Cymbopogon citratus)

Suas folhas possuem um aroma e um sabor deliciosos. É um dos meus chás preferidos! Muito útil quando o nervosismo ataca, pois ele tanto tem efeito calmante quanto é um analgésico e antiespasmódico suave para cólicas uterinas e intestinais. Ou seja, ele é o chá da TPM! :-)

Ao contrário de muitos chás, o chá de capim-limão não tem contra-indicação e pode ser tomado à vontade, apesar de que algumas escolas do Ayurveda afirmam que, em grande quantidade, ele enfraquece. Talvez em função do seu efeito calmante... E talvez porque os sábios indianos antigos não conseguiam imaginar em que ponto se chegaria em termos de stress, um ponto em que nem "tranquilizante pra elefante" faz efeito no ser humano...rs É rir para não chorar! ;-)

Bem, aproveito então para ensinar a vocês uma receitinha maravilhosa! É o refresco de capim-limão, que eu costumo chamar de "suco de mato"!

Bata em um liquidificador: água, folhas de capim-limão, suco de um limão, açúcar e gelo. As medidas exatas vocês terão que ir descobrindo, pois cada um gosta de um jeito, mais forte ou mais fraco. Depois coe e beba! Em um dia quente de verão é um néctar dos deuses!

Por hoje fico por aqui, pessoas queridas, a viagem me chama! :-)

3 comentários:

  1. Eu gosto mais ainda com umas folhas de menta - nunca fiz com hortelã -, pois dá um frescor especial.
    Beijo

    Flora Maria (estou no computador do Gil)

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha

    Oi, mãe!
    Bem que estranhei o papai palpitando por aqui...rs

    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras para o quanto eu amo este blog! obrigado, Claudia!!

    Edu

    ResponderExcluir