sexta-feira, 23 de março de 2012

Ho'oponopono: a cura através do perdão e da gratidão

Quem acompanha o Via Tarot já deve estar cansado de ler referências sobre o Ho'oponopono. Sou entusiasta deste método de cura e de magia, que já me mostrou resultados práticos surpreendentes. Entrei em contato com esta técnica através de uma amiga querida que mora nos EUA, a Lilia, lá pelos idos de 2007. Tive a oportunidade de testar a técnica poucos dias depois, em uma situação de conflito, e fiquei espantada com o efeito-relâmpago! A partir daí comecei a recomendar o Ho'oponopono para todo mundo.

Outro dia mesmo, conversando com uma cliente que também é terapeuta, eu comentei: eu gosto de coisas simples! Sei que existem técnicas incríveis, mas complexas, que exigem muito investimento em materiais ou aparelhos, ou que a pessoa precisa fazer coisas muito difíceis para obter resultado. Mas se posso conseguir a mesma coisa de forma mais simples e objetiva, pra que complicar? Não gosto de complicação! A vida já me mostrou que o fato de ter uma mente meio complicada (que fica esmiuçando detalhes e querendo saber o "insabível"...rs) me deixou em situações de desequilíbrio de corpo, mente e emoções. Desde que tomei consciência disso, busco resolver tudo através da simplicidade.

De todos os métodos de cura que aprendi até hoje, o mais simples, sem dúvida, é o Ho'oponopono. Ele não precisa de curso, de especialização, de treinamento e nem ao menos de um horário ou local especial para ser feito. Por isso, quero inaugurar o marcador "Cure-se", que terá técnicas simples, que podem ser feitas pela própria pessoa, sem precisar buscar um terapêuta, com o Ho'oponopono. O único desafio dessa prática é a disciplina, pois ele deve ser feito diariamente para que se tenha um efeito realmente visível e rápido.

O Ho'oponopo tem a sua origem no xamanismo havaiano e foi resgatado e trazido para o ocidente pelo Dr. Len. Ele curou pacientes de uma ala psiquiátrica sem ao menos consultá-los pessoalmente, mas, somente lendo suas fichas, se perguntando qual a sua responsabilidade por aquele paciente estar assim e recitando as palavras-chaves: Eu sinto muito. Me perdoa. Eu te amo. Sou grato.

Pode parecer muito estranho, mas a verdade é que funciona! A frase que tem sido muito usada atualmente – somos todos um – precisa deixar de ser apenas uma frase de efeito, uma teoria, e passar a ser sentida e praticada através do Ho’oponopono, palavra que quer dizer “acertar o passo”. Como não existimos de forma independente, mas estamos todos conectados a todos os seres e todas as coisas existentes, sempre que alguém ou alguma situação surge em nossa vida, fomos nós que atraímos e, portanto, somos responsáveis por aquilo também.

Se você está vivendo uma situação ruim, seja no trabalho, na vida afetiva, familiar ou com sua própria saúde, pratique o Ho’oponopono. Se você teve um relacionamento no passado que parece segurar você lá, que traz constantemente sentimentos de mágoa, culpa, raiva ou tristeza, faça o Ho’oponopono. Não racionalize, não se sinta uma vítima e nem clame por justiça a seu favor. Poupe seu tempo e energia, porque nada disso funciona. Faça o Ho’oponopono.

Procure um lugar tranquilo e silencioso. Sente-se confortavelmente, faça algumas respirações profundas para relaxar e “limpar” a mente de preocupações. Focalize e visualize a pessoa ou situação a ser resolvida e, enquanto respira profundamente, repita "eu te amo, sinto muito, me perdoe, sou grata". Enquanto faz isso, vá percebendo que tipo de imagens mentais surgem, lembranças, palavras... Tudo isso é importante, pois é comum durante a prática do Ho'oponopono surgir intuitivamente uma solução ou a razão de estarmos vivendo determinado processo de vida...

Conforme nos abrimos plenamente e vibramos o amor, o perdão e a gratidão vamos nos curando e também vamos compreendendo, de uma forma mais profunda, o que andava errado e como podemos mudar. Outra excelente utilização do Ho'oponopono é para nós mesmos, ou seja, ao invés de pensar em alguém ou alguma situação, podemos, diante do espelho, repetir o mantra, deixando claro que nos amamos, que nos perdoamos e que somos gratos por sermos quem somos. Muitas vezes essa segunda prática é mais difícil do que a primeira, pois temos dificuldade de nos aceitar plenamente. É também interessante observar quais são as imagens, palavras e sensações que surgem. Realizando esta prática durante 15 minutos, duas vezes por dia, durante um mês, já será possível perceber mudanças significativas, mas o ideal é tornar a prática uma rotina de vida.

As imagens vieram daqui e daqui

2 comentários:

  1. ... foi com você que eu aprendi ...
    ... obrigado !!!
    Bju grande e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Como tenho feito isso nos últimos tempos...
    Tem servido como um apoio nos momentos difíceis que temos passado.

    Beijo

    ResponderExcluir