segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gripe e sinusite: a paciência para compreender o corpo e permitir que ele se cure

Quem acompanha o Via Tarot sabe que passei uns dias não muito agradáveis por conta de uma gripe que acabou gerando uma sinusite. Qualquer criatura normal teria corrido para o médico ou ao menos para a farmácia, pedindo um remédio qualquer para gripe e sinusite. Mas como eu já me conformei que não sou uma pessoa normal...rs

A última vez em que tive uma gripe tão forte a ponto de ter febre eu nem estava namorando o sócio, levando-se em conta que começamos a namorar em 2005, lá se vão uns sete anos sem ter febre! E desta vez ela veio alta, daquelas que fazem a gente molhar a roupa toda de tanto suor.

Bem, vamos começar com uma abordagem emocional das doenças. Segundo a minha querida Louise Hay, quem tem gripe está expressando fisicamente o medo e se permitindo envolver pela negatividade em geral, por crenças negativas que a circundam através das pessoas ou do sistema estabelecido. Já a sinusite tem a ver com a irritação em relação a postura de alguém próximo ou alguém que se aproxima constantemente, tentando invadir seu espaço mental (prestem bem a atenção nisso, porque o assunto é sério).

Eu percebi claramente o movimento do medo em mim, sei exatamente qual foi o momento em que a gripe se estabeleceu... Até aí, nenhuma novidade! Mas penso que a sinusite possa ter sido resultante de algo mais sutil, na verdade, como se ela fosse uma reação de algo que o corpo detectou sem que isso passasse pela mente consciente. Ok, isso é somente uma hipótese, mas faz um enorme sentido.

Bem, então vamos para as primeiras atitudes: tomar água com 15 gotas de própolis duas vezes por dia; suspender a alimentação de comida sólida, especialmente pães e massas, leite e laticínios (carne então, nem se fala! Eu não cito porque não como nunca...rs), ou seja, reduzir o trabalho do organismo de digerir coisas... passar a se alimentar de sucos variados, sopas fortes (eu recomendo bastante inhame, cebola, alho, beterraba ou couve), chás de ervas (capim-limão, hortelã, alecrim) e muita água. Hidratar o corpo neste momento é ainda mais importante.

Outras dicas eficazes: aspirar óleo essencial de hortelã-pimenta para desentupir as narinas, suco de um limão em jejum, diariamente, para elevar a imunidade; uma colher de café de pólen de abelha ou de geléia real; pegar pelo menos 15 minutos de sol pela manhã ou no final da tarde, sem filtro solar pelo amor de Deus! rs O comentário desesperado é resultado da angústia que me dá ver todo mundo se impermeabilizando, se plastificando, impedindo que os raios de sol atinjam a pele, sendo que essa é uma das ações mais curadoras que existem contra muitas doenças e para elevar a imunidade, a saúde e a energia. O sol é vida, minha gente! Ao contrário do que a indústria de filtro solar quer nos convencer. O fato de o sol ser muito forte entre 11 e 15 horas não quer dizer que ele seja maléfico. Isso sem falar que se o sol causasse câncer de pele, todos os índios de todos os cantos do mundo teriam morrido dessa doença (Rá! Alguém já havia pensado nisso?) Mas isso é outra conversa, aliás ótimo tema para uma nova postagem.

Bem, até aí é simples, nenhuma dificuldade! Mas e quando entra a sinusite na história?

Então vou contar para vocês truques interessantes e que tiveram um efeito muito bom.

O primeiro truque é um suco exótico, de gosto não muito agradável, e que vai fazer você achar muito conveniente o fato de não estar sentindo o gosto e o cheiro das coisas com clareza...rs Podem anotar a receita:

100 g de babosa (eu cortei as folhas ao meio e raspei todo o conteúdo para dentro do liquidificador, tem gente que coloca com casca e tudo, eu prefiro não colocar)
suco de duas laranjas
3 gotas de óleo de copaíba
1 colher de café de pólen
2 colheres de sopa de mel de eucalipto
1 copo duplo de água mineral

Bater tudo no liquidificador, coar e beber. Tudo bem que parece que você está bebendo um pedaço de tábua, dado o forte gosto da copaíba, mas confia, vai com fé que o negócio tem um efeito ótimo! ;-)

O segundo truque fica melhor ainda se for associado a uma outra prática, vou colocar os dois então:

1) para quem está habituado a fazer a limpeza nasal com lota, eu recomendo! Aliás, andei fazendo isso diariamente e depois parei. Excelente momento para resgatar esse bom hábito. Para quem quiser saber mais sobre o assunto, selecionei um texto de um site falando sobre. Recomendo o texto, não o site, pois não li outros textos, somente este que achei pertinente: AQUI Para quem não está habituado a esta prática, recomendo colocar em um vidro com conta gotas esterilizado um pouco de água fervida com sal grosso (prove antes para ver se não está salgada demais). Deixe esfriar e pingue várias vezes por dia algumas gotas em cada narina.

2) pingue uma gota de óleo de copaíba no dedo mindinho e (esqueça tudo que sua mãe falou que você não devia fazer quando era criança...rs) faça uma massagem dentro da narina, esfregando o óleo em todos os cantinhos, durante um minuto. Repita a operação na outra narina. Provavelmente, dará vontade de espirrar ou pelo menos o nariz ficará coçando e uma forma estranha. Eu achei até gostosinho...rs Daí a um tempo a magia começará! Parece que tudo se descola dentro de você! rs E fica uma sensação refrescante... Então, quando sentir necessidade, pode pingar mais umas gotinhas de água com sal.

Uma outra dica interessante é massagear o rosto, principalmente testa e bochechas, com o óleo de copaíba e depois colocar um pano quente sobre o rosto (aquecer com ferro de passar roupa).

O que mais aprendi em todos estes anos com a medicina natural é que se você tem uma vida saudável e uma boa saúde, você pode e deve ter paciência com seu próprio corpo e dar a ele a chance de se recuperar com uma preciosa ajuda da natureza. O problema é que vivemos em uma sociedade que não nos dá nem ao menos o direito de ficar doentes, a não ser que seja uma doença realmente grave. Experimente pedir um atestado médico porque está gripado... Melhor ainda: apresente tal atestado no RH da sua empresa e repare na expressão do funcionário! Isso sem falar do chefe que é capaz de te perguntar se você vai passar a tirar licença todo mês quando ficar menstruada! (Bem que devia! rs) No caso dos homens a coisa pode ficar feia e incluir a dúvida machista sobre a sua masculinidade, já que ficar gripado é coisa de florzinha e faltar ao trabalho por causa disso, então, é coisa de boiola mesmo... Infelizmente, esse é o mundo em que vivemos!

Eu aprendi a ouvir o meu corpo. Quando ele pede pra parar, eu paro. E não é só agora que trabalho como autônoma... Com todo o meu lado "caxias", quando eu estava doente, não tinha choro nem vela, eu faltava ao trabalho mesmo. E se não tivesse como arrumar atestado, mandava descontar o dia. Dane-se! Minha saúde é a coisa mais preciosa que possuo.

Hoje, segunda-feira, passei o dia bem, apesar de estar gripada. Mas agora é somente uma gripe. Levantei de manhã e já arrumei a cama, como um ato libertador, mostrando que não ficaria largada nela durante todo dia. Tomei banho e lavei o cabelo (coisa que andei evitando desde quinta-feira, pra não ficar deitada na cama com ele molhado e trazendo friagem para o corpo), já aproveitei e dei uma lavada por alto no banheiro. Já comi um pãozinho com queijo, ainda que moderadamente. E me dediquei a colocar o trabalho em ordem durante todo o dia. Mantive as gotinhas salgadas e o óleo de copaíba no nariz e sinto que a limpeza está se processando. Até quinta-feira, no máximo, devo estar totalmente boa. :-)

2 comentários:

  1. Que legal, que útil esse texto,Cacau!
    Gostaria de saber mais sobre o que as doenças podem nos informar a cerca do nosso estado psicológico e espiritual. Você poderia me indicar alguns livros que tratam do assunto?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Michelle

    Os livros da Louise Hay falam sobre isso lindamente. E, inclusive, um filme que vale a pena assistir, baseado no livro dela:
    http://www.youtube.com/watch?v=fsNx_KDmRqc
    No Brasil, a Cristina Cairo lançou vários livros falando sobre os sinais que o corpo dá, tb bem interessante.

    beijo!

    ResponderExcluir