quinta-feira, 14 de junho de 2012

A sopa revigorante

Por aqui, ainda estou em fase de curar a gripe e encerrar de vez com a sinusite. Mantive as aplicações de óleo de copaíba e ontem fiz algo que já deveria ter feito há tempos, mas nem me lembrei: fiz sauna! Sim! Claro! Nada melhor pra desentupir tudo...rs

Então, hoje de noite estava procurando algo pra comer e tive ideia de preparar uma bela sopa. De forma incrível e sincrônica, encontrei uma receita pra lá de boa lá no blog da Neide Rigo Como eu não sei fazer receita igual a que vejo (acho que ela também não, porque a receita dela já era uma transformação de uma outra...rs) resolvi fazer do meu jeito e olha... Aprovadíssimo!

Mãos à obra então:

Picar grosseiramente: uma cebola, meio pimentão vermelho, 2 dentes de alho, um maço de salsinha, 3 cebolinhas, umas folhas de manjericão fresco, um raminho de alecrim, duas pimentas dedo de moça sem sementes. Colocar uma colher de manteiga (leiam meus lábios: man-tei-ga! Quem colocar aquela gordura esdrúxula que chamam de margarina, vou ficar de mal! rs) em uma panela no fogo brando e ir acrescentando os ingredientes acima, exatamente na ordem em que escrevi e ir mexendo com a colher de pau.

*** Aproveitem para degustar o maravilhoso aroma que vai se espalhar pela cozinha ***

Quando estiver bem refogadinho, acrescente um pouco de cominho moído na hora e sal. Coloque 2 litros de água fervendo e deixe cozinhar por uns 20 minutos. Com uma escumadeira recolha todos os pedaços da sopa, coloque no liquidificador com um pouco mais de água e bata. Volte este creme ralo para a panela. Depois disso, pegue 3/4 de xícara de farinha de mandioca, misture com dois copos duplos de água, dissova bem e acrescente. Vá mexendo a sopa até que fique levemente cremosa. Quando estiver fervendo, abra dois ovos caipiras dentro da panela e espere cozinhar. Confira o sal (depois de tanto põe e tira de água é sempre bom). E tchan-tchaan! Está pronta! :-)

Eu nem tive este prazer, mas recomendo que se deguste juntamente com uma taça de vinho. Traz de volta as almas do salão do Céu...rsrsrsrs Complicado é comer de noite e ficar com insônia. Mas, com este friozinho, nem é preciso muita criatividade para pensar no que fazer ;-)

6 comentários:

  1. Posso acrescentar centro, este maravilhoso antioxidante? Uso coentro em tudo...

    ResponderExcluir
  2. ... delícia, gente !!!
    Adorei ... mas, uma erva que não consigo adicionar na minha dieta de jeito nenhum é o coentro, indicado pelo Aldo ... não sei o poe quê dessa repulsa !!!

    ResponderExcluir
  3. Aldo, a receita da Neide é com coentro. Só não coloquei porque não tinha, enquanto salsa tem um monte no jardim! ;-)

    Aliks, isso é cultural: brasileiro não gosta de coentro, ao contrário de mexicano, por exemplo. Eu devo ser mexicana, porque adoro! rs O cheiro e o gosto. A salsinha é maravilhosa tb! Fortificante... Foi o que minha médica mais recomendou quando tive meu filho e fiquei muito anêmica: coloca salsa em tudo!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, só de ler fiquei com água na boca... preciso comprar urgente um liquidificador... rs!

    ResponderExcluir
  5. para curar sinusites,pois já vi dar certo,paulo lima no livro o poder das plantas em sua vida, orienta pegar caroços de mamão bem maduro deixar secar numa peneira depois torrar bastante no forno e colocar dentro de um pano e bater até virar pó,depois passar num coador fino e colocar o pó na extremidade do dedo,e aspirar como rapé até começar a espirrar, em poucos minutos tem o resultado,e o prof. jaime bruning em um de seus livros no caso de sinusite recomenda colocar sobre os locais atingidos cebola ralada e ficar deitado de 30 a 60 minutos no escuro relaxando,já vi dar resultado tambem.

    ResponderExcluir