sexta-feira, 2 de março de 2012

A autocura e a responsibilidade sobre si

Há tempos que venho pensando em criar um blog voltado para a saúde e o bem-estar... Em primeiro lugar, porque venho acumulando informações sobre o assunto há praticamente duas décadas; em segundo lugar, porque se eu tiver registrado aqui algumas orientações, poderei passar o link para os clientes de tarot, ao invés de escrever, escrever e escrever a mesma coisa a cada consulta. Existe ainda um terceiro motivo, que é o mesmo que me fez começar a escrever o Via Tarot, há quatro anos e meio: disciplina! 

Sim, eu percebi que passava boa parte do dia borboleteando pela net, lendo, tecendo comentários no Facebook, deixando a mente vagar sem foco e não conseguia ir muito além do simples cumprimento das minhas obrigações mais básicas. Ou seja, escrever no Via Tarot, responder emails de clientes e dar consultas. Um dia depois do outro, aquela monotonia que destrói a capacidade do ser humano ter sonhos lúcidos (ai, isso já é outro assunto...rs)

Enfim, percebi que estava perdendo um precioso tempo que poderia ser revertido para mil coisas interessantes, dentre elas, criar um blog para falar de saúde e bem-estar! :-)

Este meu processo particular é um ótimo tema para abrirmos o Caminho do Meio, como uma trilha em meio à mata de desequilíbrios. Em tempos de ansiedade patológica, quando a informação tornou-se um vício e as pessoas parecem voyer de sua própria vida (como se algo só acontecesse de verdade quando fosse registrado no Facebook), parar tudo e tomar um novo rumo tornou-se um desafio e o primeiro passo para mais esta autocura.

Tomar as rédeas da própria vida é um passo importante para realizar a autocura e assumir a responsabilidade sobre si, é o primeiro movimento dessa caminhada. No Ho'oponopono aprendemos que somos 100% responsáveis por tudo que acontece em nossa vida e para que isso não pareça loucura ou injustiça, devemos iniciar uma prática chamada auto-observação. Sem ela, tal afirmação do Ho'oponopono parece coisa de sádico, não é mesmo? Como alguém pode ser responsável por um mal que lhe acontece? É claro que não estamos falando de um processo consciente! E é por isso que a auto-observação se faz necessária...

Sejamos responsáveis por nós mesmos, por nossa vida e, principalmente, por nossa felicidade! Por aqui vocês vão ler algumas palavrinhas que podem não soar muito simpáticas a princípio - disciplina, responsabilidade, sobriedade - mas, certamente, vocês também vão ler bastante outras palavrinhas gostosas como: prazer, conforto, autoestima. Nada nesta vida é tão bom e fácil e nem tão ruim e sacrificante. É por isso que o melhor caminho para a saúde e o bem-estar é o Caminho do Meio! ;-)
 

6 comentários:

  1. Que nos venha este Caminho e que atravessemos confiantes, sem margens, sem dúvidas. Que a travessia seja farta e nos faça fortes para que possamos olhar com "olhos de ver" tanta riqueza, tanta beleza, tanta verdade. Vamos pelo Caminho do Meio, abraçando a felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Cacau, boa sorte! Maravilhosa decisão e iniciativa. E o blog acaba sendo um receptáculo, um caldeirão de informações, acessível a todos. Obrigada!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas! :-)

    Grata pela visita e pelo carinho! Sejam sempre bem-vindas!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que novidade ótima, e já iniciando com um post essencial... já sou fã. :)
    Beijos e vida longa ao novo espaço!!
    Juju

    ResponderExcluir
  5. Cláudia!
    Parabéns por mais esta iniciativa, já estou trilhando o Caminho do Meio em ótima companhia deste grupo especial que te acompanha. Liliana

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju e Liliana!

    Sejam bem-vindas! :-)
    Nossas postagens serão renovadas sempre as sextas-feiras!
    Espero por vcs!

    beijos

    ResponderExcluir