sexta-feira, 30 de março de 2012

Pequenos truques de saúde

Canso de ouvir pessoas dizendo que ter uma vida saudável dá muito trabalho! E fico pensando que, na verdade, viver dá muito trabalho, não é mesmo? Nos condicionamos em certos hábitos negativos e não conseguimos imaginar que existe vida além deles. O ideal é o despertar da consciência, mas em caso de impossibilidade total, recomendo a substituição de um hábito ruim por um hábito bom e a criação de um novo condicionamento. Dessa vez, um condicionamento positivo! ;-)
Então, vamos lá... Quando você sente aquele peso no estômago ou mesmo dor, anunciando que a comida está com dificuldade de ser digerida, ou quando há excesso de gases causando dores abdominais, ou ainda em caso de acidez (azia, aftas) ao invés de correr para um remédio da farmácia, faça um bem ao seu corpo! Em primeiro lugar, beba uma mistura de um limão, água fresca e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Depois, sente-se confortavelmente, coloque as duas mãos sobre o umbigo e comece a respirar lenta e profundamente, sentindo a barriga inflar de ar e esvaziar-se, no processo de inspiração e expiração. Fique assim durante uns 15 minutos pelo menos. Depois, analise se existe algo que você "não engoliu", "não conseguiu digerir" nos últimos tempos. Descobriu? Faça mais uns 10 minutinhos de Ho'oponopono (Eu te amo, sinto muito, me perdoa, sou grata). Tenho certeza de que tudo se resolverá rapidamente.

Você acordou com uma gripe querendo te derrubar? A garganta dói, o nariz funga e você só sente saudade da cama? Então prepare um chá da seguinte maneira: 300 ml de água e uma colher de sopa bem cheia de pedaços de gengibre fresco, deixe ferver... Desligue o fogo e acrescente uma colher bem cheia de mel. Espere uns três minutos e esprema um limão. Misture tudo e beba. Coloque meia nos pés, cachecol no pescoço, sente-se e coloque as mãos quatro dedos abaixo do umbigo. Aí se encontra o tan-chien inferior, que é o centro de energia do nosso corpo. Visualize um fogo crepitando, aproximadamente, quatro dedos para dentro da sua barriga a partir das suas mãos. Sinta este fogo de maneira bem real, esquentando a região em volta dele. Imagine que tudo que te incomoda no momento (dores, tosse, nariz entupido, calafrios) percorre um caminho por dentro do seu corpo até se lançar nesta fogueira do tan-chien. Fique assim por 20 minutos pelo menos, até sentir o calor na barriga e nas mãos.

Evite (radicalmente) leite e derivados, massas, gorduras, doces e pães. Sim... Restará pouca coisa a comer, mas o objetivo é este mesmo! ;-) Prefira passar o dia tomando chás (poejo, hortelã, limão, canela), sucos e comendo sopa de legumes e verduras. A ideia é exigir o mínimo possível do corpo, tanto no esforço da digestão quanto no esforço físico, portanto, evite se movimentar muito. Mantenha as janelas abertas para ventilar o ambiente, ao contrário do que muitos pensam, uma brisa suave pode ser muito boa nesta hora (brisa leve, hã? Não estou falando de ventania, muito menos ventilado e ar condicionado!) Procure refletir sobre o que andou te deixando triste ou magoado e faça Ho'oponopono.

Creio que mais importante do que combater os sintomas, é descobrir as causas do mal estar. Neste aspecto, Louise Hay é "o cara"! rs Ela tem uma lista de doenças e suas causas emocionais. É sempre bom consultá-la e averiguar o que pode estar nos deixando com o corpo ressentido. Vou postar, abaixo, a listinha e em seguida o maravilhoso filme sobre a vida dessa mulher que superou situações realmente difíceis e ainda se dedicou à cura de outras pessoas. Espero que seja proveitoso! :-) Também é sempre bom lembrar sobre a diferença entre um sintona isolado e algo que virou rotina. Sintomas que viram rotina estão prestes a se transformar em doença mesmo, portanto, recomendo procurar um homeopata, acupunturista ou médico Ayurveda para que seja feita uma avaliação profunda em relação a sua saúde em todos os aspectos: físico, emocional, mental e espiritual.

AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.

ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.

APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.

ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.

ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.

ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.

BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.

CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.

COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.

DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.

DIABETES: Tristeza profunda.

DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.

DOR DE CABEÇA: Autocrítica falta de autovalorização.

DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente.

ENXAQUECA: Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.

FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro(a).

FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.

GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.

HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.

HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.

INSÔNIA: Medo culpa.

LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.

MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.

NÓDULOS: Ressentimento, frustração.Ego ferido.

PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.

PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.

PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.

PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.

PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.

PULMÕES: Medo de absorver a vida.

QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.

RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.

REUMATISMO: Sentir-se vitima. Falta de amor. Amargura.

RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.

RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.

SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.

TIREÓIDE: Humilhação.

TUMORES: Alimentar mágoas. Acumular remorsos.

ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.

VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

4 comentários:

  1. Cacau, obrigada por esse post primoroso, com gosto de carinho de mãe. :)) E conte com minhas energias positivas para a Rafinha... vai dar tudo certo e ela ainda vai aprontar muito nesse mundão, igual minha querida Natália, que cresce linda e já tem até uma irmãzinha! :)
    Beijos, boas energias sempre!
    Juju

    ResponderExcluir
  2. Oi, JuJu :-)

    Grata pelas palavras carinhosas e pelo carinho que a gente sente de longe!

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Muito agradecida Cacau.
    Bom dia!
    Abraço.

    Manawa- Ivana.

    ResponderExcluir
  4. Cacau, depois que comecei a limpeza ao longo destes quatro últimos anos, esta lista que você publica desapareceu da minha vida, claro que eu não tinha a lista toda rsrsrsr mas não restou ítem algum para contar história. Vê só o que o "despensamento de besteiras" é capaz? Parabéns pelos trabalhos,sou seu fã!

    ResponderExcluir