quinta-feira, 8 de março de 2012

Você é o que você come! Parte 1

Já vou começar com um tema polêmico! rs Tão polêmico, que existem mil maneiras de se alimentar bem e mil maneiras de se alimentar mal... É só escolher!

Apesar de não ter feito curso algum de nutrição, desde muito jovem comecei minhas pesquisas sobre o assunto. Foi uma questão de necessidade, já que eu não tolerava certos alimentos considerados nutritivos e fundamentais em uma boa alimentação, como a carne e o leite. A carne de boi nunca me agradou e o leite começou a me causar náusea a partir de uns 10 anos de idade.

Aos 17 anos, por influência de uma vizinha, que era médica homeopata e vegetariana, descobri que era possível viver sem carne de tipo algum! Ingrid me deu de presente dois livrinhos, um sobre vegetarianismo e outro sobre macrobiótica, aos quais me agarrei como um salvo-conduto pelo meu exótico gosto alimentar. Descobrir que existiam pessoas que não comiam carne foi um alívio! Me fez me sentir menos esquisita...rs

Depois de superar a fase inicial, em que se cansa de ouvir a velha pergunta: "você não come carne? Então você come o que?!" E de responder, com muita paciência, "tudo, menos carne..." fui passando por outras fases... Fases em que me aborreci menos com as perguntas e passei a ter mais opções alimentares, inclusive quando almoçava na rua, já que ser vegetariano começou a ser algo mais comum. Por outro lado, em minha busca incessante da dieta perfeita (ah! três planetas em Virgem!), fui aprofundando as pesquisas e experiências e fui ficando cada vez mais confusa... O corpo estava ótimo! A mente, nem tanto...rs

A macrobiótica recomenda, praticamente, a eliminação de líquidos na alimentação. Os vegans não comem nenhum alimento de origem animal e isso inclui: os queijos que eu amo, o mel que cai tão bem na saladinha de fruta e os ovos que, pra mim, ainda são necessário na confecção de um bolo, já que não me ajeitei com as receitas de bolo vegans. Aí vem a linha higienista que fala que deve se manter o jejum ao acordar... Dessa eu gosto, porque não costumo sentir muita fome logo de manhã. Mas a alimentação viva elimina as sopinhas que tanto gosto, o arroz integral com shoyo e gersal (sem falar da pizza, né?), ok, me faz muito bem um suco verde pela manhã, mas... pô! E o ápice da história é parar de comer de vez e se alimentar de prana, vamos viver de luz!

Vocês ficaram tontos? Pois eu fiquei! Tonta e frustrada... Não existe a dieta perfeita!

Foi a partir daí que percebi o óbvio: cada corpo funciona de um jeito, cada pessoa se adapta melhor a determinados tipos de alimento. Nesse aspecto, a alimentação Ayurveda é muito sábia, detectando os três tipos ou doshas: vata, pitta e kapha. De acordo com o tipo, a pessoa deve se alimentar de uma determinada maneira. Mas ainda assim "há controvérsias"! A frustração ainda permanece.

Bem, não posso parar por aqui e deixar todo mundo sem um mínimo de respostas, não é mesmo? Então resolvi elaborar algumas dicas e alertas que considero fundamentais para que cada um comece a, pelo menos, pensar a sua alimentação. Me acompanhem! :-)

Certas coisas são inquestionáveis, na minha opinião, dentre elas:

comer menos é sempre melhor do que comer mais;

evitar alimentos industrializados e processados;

evitar alimentos transgênicos (pelamordasanta! Joguem aqueles tabletes de tempero - caldo disso, caldo daquilo - fora!!!);

açúcar - sinto muito, gente - não é algo bacana. Reduzam o quanto puderem e troquem o açúcar refinado por demerara ou mascavo (mas não é pra encher a cara só porque não é refinado, hã?);

leite de vaca é bom pra bezerro e a não ser que alguém pretenda assaltar um banco de leite da maternidade mais próxima, a verdade é que nós não deveríamos beber leite. Sei que, culturalmente, esse é um hábito muito forte, mas eu recomendo que, ao menos, se use o leite somente para fazer bolo ou em forma de iogurte, manteiga (esqueçam a margarina e tudo de bom que falaram dela, é mentira!) e queijo;

carne... Pois é, eu sei que nem todas as pessoas se adaptam à retirada de carne da dieta, mas levando-se em conta, não somente o fato de não termos um sistema digestivo próprio para digeri-la, mas principalmente a quantidade de DDT que colocam na carne de boi e os hormônios nas aves de granja, eu recomendo cortar ambas. Carne de porco, então, nem se fala, né? Muito pesada e com risco de parasitas;

evitar beber líquido nas refeições, principalmente os gelados! De um modo geral, a recomendação é não beber líquidos. A medicina Ayurveda recomenda poucos e pequenos goles de água quente ou chá natural (não vale chá preto e mate, que são torrados) durante a refeição para ajudar a desfazer as gorduras e auxiliar a função dos sucos gástricos. A notícia triste é que aquele suco bem geladinho e gostoso durante a refeição solidifica a gordura existente na comida, trazendo consequências nada boas para a saúde. Eu parei de beber suco durante as refeições há muitos anos, mas confesso que é um sacrifício;

aquela velha história de tomar café como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo está valendo, viu? Mas com algumas adaptações, claro. Como eu disse, cada um vai encontrar a melhor forma de se alimentar. Eu sempre senti mais fome na hora do almoço, minha mãe acorda com muita fome, meu filho sente fome de noite... Mas dentro das características de cada um, é bom lembrar que um (ou dois) copo de água em jejum faz um bem incrível, que no café da manhã é bom incluir frutas que ajudam a eliminar as toxinas e que não se deve ir dormir de barriga cheia. De resto, encontrem um equilíbrio e, principalmente, percebam como o corpo reage.

Por tudo que andei estudando, essas dicas são meio que inevitáveis. A partir daí, as coisas começam a ficar mais "negociáveis", digamos assim... E existem dicas incríveis e simples que fazem muita diferença no dia-a-dia! Mas isso é tema para outra postagem! ;-)

Receitinha

Não precisa entrar de cabeça na alimentação viva, mas vale a pena beber um copo de suco verde pela manhã, antes de sair de casa. Uma coisa que aprendi foi que quando comemos ou bebemos algo realmente nutritivo, o corpo demora mais a pedir mais comida (alô, quem quer emagrecer!). Então, é claro que beber um café preto cheio de açúcar pode ser mais gostoso, mas um copo de suco verde, além de alimentar infinitamente mais, trará muito mais energia e vitalidade para o corpo e a fome só vai aparecer bem mais tarde.

O que não muda: pepino + maçã + cenoura

O que muda: folhas (couve, rúcula, salsa, manjericão, hortelã, capim-limão)

O que mais se pode colocar: inhame, batata-doce, beterraba, chuchu

E os grãos germinados (se você não tiver preguiça, que nem eu, faça porque vale a pena): Aprenda como fazer aqui

Aos poucos, vamos descobrindo as quantidades, mas pode-se começar com 1 pepino, 1 maçã e 1 cenoura, 1 folha de couve, um punhado de salsa e outro punhado de hotelã, 1 inhame pequeno e um punhado de grãos germinados. Com isso aí é possível fazer uns dois copos de suco verde. É só bater tudo no liquidificador!

O truque, na verdade, está na forma de coar. É preciso ter uma "panela furada" (leia no link) que pode ser feita em casa, com facilidade, ou comprada aqui

Minha proposta é que durante uma semana este seja o seu desjejum. No resto do dia faça a alimentação normal, de sempre. Ao final de uma semana, anote quais foram as suas reações na agenda. Retorne à rotina sem o suco verde e depois de uma semana veja como se sente, em comparação ao que anotou na semana anterior. Sou bem prática! Só podemos dizer que algo é bom mesmo experimentando! Estão convidados então...

*Todas as delícias das imagens foram feitas por mim :-)

Atualização de informação em 17 de agosto de 2015:

Andei fazendo cursos de alimentação Ayurveda e descobri que este suco verde tradicional precisa de adaptações, de acordo com os doshas de cada pessoa. Então, mais uma vez, é preciso testar, analisar e ver o que funciona melhor. Pra mim, funciona bem! Mas de uns tempos pra cá, andei fazendo um suco funcional que é mais saboroso e que dá muita energia também. Anotem a receita.

Bater um inhame cru descascado no liquidificador com um copo duplo de água. Coar. Eu apresento a vocês um leite vegetal de gosto neutro, suave e extremamente nutritivo. Tcharaaam! :-) Coloque o leite vegetal de volta no liquidificador e acrescente duas bananas bem maduras (para ficar bem docinho), metade de uma manga também bem madurinha, folhinhas frescas de hortelã e de salsa, canela em pó e uma colher de sobremesa de chia. Bata bem e usufrua! No inverno, vale acrescentar um pouco de gengibre fresco para dar uma aquecidinha no organismo.

5 comentários:

  1. Oi Claudia,

    Adorei!!!
    Também não como carne a um tempo, aprecio um suco verde pela manhã (não conhecia esse, o que faço é só de folha verde e laranja ou limão) e vivo numa confusão de achar o meu caminho na busca de uma dieta saudável (como boa virginiana!!!!).

    Diga, pelo amor de Deus, a receita dessa delícia que está na primeira foto. Parece um sanduíche... fiquei com água na boca!

    Beijos e parabéns pelo novo blog

    Virgínia

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudinha!

    Olha só, eu partilho com você todas essas questões e dúvidas sobre a "alimentação perfeita" (só prá lembrar: meu ascendente é virgem! rsrsrs).
    Comecei a me interessar pelo assunto há uns anos quando engordei valentemente e percebi que só através da pesquisa, do estudo, da tentativa e erro ia conseguir emagrecer e achar a "minha forma" de comer.
    Eu gosto de carne, gosto de frango e gosto de peixe. Quero cortar totalmente, mas ainda não consegui.
    Não bebo leite há anos, apesar de adorar. Primeiro porque o leite não é esse super alimento que a indústria tenta nos fazer acreditar. E segundo porque acho muito mais cruel com as vacas (e bezerros) do que o abate, afinal, elas são separadas dos filhos, constantemente inseminadas e vivem ANOS presas à máquinas que machucam...
    Líquidos eu só bebo água (muita!) e longe das refeições.
    Essa semana comecei a tomar um suco verde (coentro, repolho, gengibre, limão e aipo)todos os dias em jejum. Peguei a receita de naturopata, que diz que ele aumenta a queima de calorias, regulariza o intestino, evita a retenção de líquidos e diminui a fome. :)
    Quando quero fazer algum bolo, uso leite de soja. Manteiga não como. Queijo eu gosto, mas percebi que gosto mais do PÃO que do queijo...rsrsrsr. E já percebi que o pão não é um alimento legal pra mim, fico com a barriga inchada e não consigo controlar a quantidade.
    Enfim, a minha meta é conseguir conjugar uma alimentação que me dê prazer e que seja nutritiva!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei! E justamente hoje cedo, eu vinha caminhando para o trabalho e pensando que precisava achar umas receitas saudáveis pra dar uma (nova) repaginada na minha alimentação, pois ando sentindo meu corpo cansado depois de umas crises de gripe e sinusite que andei passando... esse suco é pra já, Claudinha! ;)
    Obrigada por dividir seu sempre precioso conhecimento com a gente. E vida longa (novamente) a esse espaço!
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog novo! Vão ser postagens semanais?!

    ResponderExcluir
  5. Oi, meninas!!!

    Com dias de atraso na resposta, mas tá valendo...rs
    Grata pela visita e pelas palavras carinhosas. Na próxima sexta teremos um trecho muito interessante de um livro que estou lendo, sobre Ayurveda e saúde da mulher, e, claro, mais uma receitinha! :-)
    Ignezinha, será semanal sim... Toda sexta-feira!

    beijosss

    ResponderExcluir