sexta-feira, 4 de maio de 2012

Administrando a ansiedade

Estou escrevendo esta postagem no momento perfeito: quando a ansiedade ronda! rs

Algumas pessoas são, naturalmente, mais ansiosas do que outras (esse é o meu caso!), mas, de um modo geral, vivemos em um mundo que muito nos exige o tempo todo. Temos que ser bons, rápidos, produtivos, resistentes e mais uma série de coisas. Sob o risco eterno do "ou...?"

"É bom você ser assim ou...?"

"É melhor conseguir fazer isso ou...?"

É uma ameaça constante que nos estica como elásticos. Precisamos atender as expectativas gerais, a começar pela nossa!

A vida me obrigou a descobrir maneiras naturais e saudáveis de administrar a ansiedade e é isso que pretendo dividir hoje com vocês. Vamos à listinha?

1) Jamais tente controlar a ansiedade sob o risco dela se transformar em uma fera selvagem que toma conta de você de forma absurdamente agressiva. Por isso eu uso o termo "administrar"! Você não vai controlar, sufocar ou exterminar... Você vai administrar, "capicce"?

2) O ponto-chave para administrar a ansiedade é a respiração. Se você consegue equilibrar a respiração, você consegue TUDO! :-) Então, o truque: sentar, fechar os olhos, tentar esvaziar ao máximo a mente (por mais que isso seja difícil, mas comece intentando aos menos!) e colocar as duas mãos sobre o umbigo. Focar na barriga a atenção corporal. A ideia é, lentamente, encolher a barriga, esvaziar os pulmões, jogando o ar para fora. É importante lembrar que o foco é esvaziar, pois depois que o ar sai todo, ele naturalmente retorna. Fazendo assim, evita-se a hiper-ventilação, que só piora sensação desagradável da ansiedade.

3) Os transtornos de ansiedade costumam nos lançar pra dentro de nós e ficamos perdidos na vastidão fantasmagórica, que provavelmente só está dentro e não fora. Uma boa ideia é ir até um lugar em que se possa ficar descalço na terra ou grama (ok, se só tiver cimento, vai no cimento mesmo...rs) e olhar em volta, se conectar com as árvores, pássaros, céu, nuvens, animais, plantinhas...rs Sai de dentro de si e perceba que você faz parte do Todo. Uma das piores coisas da ansiedade é o sentimento de isolamento, de não estar conectado a coisa alguma.

4) Evite café, chá preto, coca-cola e tudo que tenha cafeína. Inclusive chocolate. Existe uma lenda sobre o chocolate, por causa da serotonina... Ok, você come o chocolate e fica feliz nos primeiro minutos. Quando passa o efeito, você fica pior do que estava antes.

5) Vamos usar a aromaterapia a nosso favor. Pode ser em um aromatizador ou gotinhas de óleo essencial misturado a óleo vegetal puro, na proporção de 1 gota para 1 colher de sopa e depois se passa na pele. Para mulheres, especialmente, o óleo essencial de gerânio é um santo remédio! Especialmente quando a ansiedade é causada pela TPM ou pela menopausa. Para dormir, óleo essencial de laranja, pode ser sozinho ou com óleo essencial de lavanda. Se a palpitação atacou, nem se dê ao trabalho de procurar aromatizador ou óleo vegetal, abra o vidro do óleo essencial de Ylang-Ylang e cheire durante um minuto... Milagrosamente, seus batimentos cardíacos vão reduzir e voltar ao normal.

6) E os chás? Hibisco é muito bom, além de relaxar, reduz a pressão. Erva-cidreira acalma e ao mesmo tempo energiza. Uma boa opção fora da crise de ansiedade, como preventivo, é um chá de gengibre, limão e mel... Ele vai elevar a imunidade e vai "aterrar", dar uma energia mais yang. O que acontece na ansiedade é que ficamos muito na cabeça, esse chá nos traz pro chackra básico e para os pés. Mas não deve ser tomado durante a crise, pois pode agitar ainda mais.

7) Massagens são perfeitas porque nos despertam a percepção corporal. Se não puder ir a um profissional e nem contar com namorado/amigo/caso/rolo pra fazer em você, encare uma automassagem nos pés! Óleo extra-virgem de coco cai bem, mas se não tiver nada da parafernália aromaterápica em casa, ataque a cozinha e pegue um pouco de azeite de oliva! :-) Massageie os dois pés, em cada cantinho. Você estará relaxando e estimulando todos os órgãos do seu corpo através da reflexologia.

Espero que estas dicas sejam úteis na hora de enfrentar a fera da ansiedade!

Bom final de semana!

3 comentários:

  1. Claudinha,

    Estava conversando com a minha colega de apartamento sobre o fato de eu nunca conseguir dormir uma noite inteira sem levantar para ir ao banheiro. Já fiz a experiência de deixar de beber liquidos à partir das 20h e nem isso adiantou. E sabe o que ela me disse depois de fazer uma anamnese? Que eu tenho desequilíbrio enérgetico, muito Yin e pouco Yang... não tem quem diga? rsrsrsrs. Eu estou tomando chá de gengibre com canela (é uma delícia) para dar uma equilibrada. Ah, também vou fazer acupuntura também. :)

    Adorei as dicas, a do Ylang-Ylang eu não conhecia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas e vou experimentar! Sou mega ansiosa e pra amenizar me concentrava na respiração e não tava melhorando, acho que o lance da hiper ventilação que você comentou. Vou me concentrar em tirar o ar.

    Tava comentando erres dias que ultimamente tenho sentido a ansiedade na corrente sanguínea, existe isso? Rsrs acho que a palpitação que da a sensação, e minha respiração fica entrecortada, sabe?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Lindinha ... comecei a ler a listinha e já estava rindo ... eu estou uma verdadeira fera ... uma loba, rs ... tentando controlar minha ansiedade !!!
    ... então, você já tinha dado a dica do chá de hibisco, eu não achei ... vou de erva-doce mesmo e gengibre ... e bolo de laranja pode ???
    ... um beijo grande
    Sucesso nas palestras !!!

    ResponderExcluir