sexta-feira, 1 de junho de 2012

Viajando e refletindo sobre vegetarianismo

Há anos concluí que alimentação é como regime político: não existe um que seja perfeito. Mas, assim como eu creio que a democracia seja a opção melhor das opções imperfeitas, também acho que o vegetarianismo é a melhor opção da alimentação.

Como resolvemos viajar em cima da hora, não tive tempo para elaborar um longo texto falando sobre isso, mas percebi que tem várias pessoas que falam por mim, ou melhor, escrevem. Resolvi fazer uma coletânea de bons textos e colocar aqui.

Fora isso, gostaria de destacar o que eu falo sempre: uma boa alimentação não se resume somente a não comer carne. Os maiores vilões, inclusive, são os alimentos industrializados: refrigerantes, enlatados, tudo que leva gordura hidrogenada (dê uma olhadinha no "inocente" pacotinho de biscoito recheado), glutamato monossódico, conservantes, acidulantes, estabilizantes, corantes e outros trens... Infelizmente, ter uma boa alimentação nos dias de hoje é bem mais complexo e difícil do que antigamente. Ainda mais se somarmos a isso os transgênicos e os agrotóxicos.

Enfim, esta é a primeira de várias postagens sobre este assunto.

Agora, revendo várias postagens que já havia guardado por sua qualidade, percebo que a pessoa com quem mais concordo em termos de alimentação é a Carol Daemon, que escreve este excelente BLOG, e destaco esta entrevista que ela reproduziu AQUI e este filme AQUI

Ainda da Carol, pra quem diz assim "ah, eu só como carne branca" é bom ler isto AQUI

Apesar de discordar da Pat Feldman quando ela diz que a carne é muito necessária, sim, eu admiro o seu trabalho e recomendo a leitura deste texto AQUI Digo o mesmo sobre a Neide Rigo e recomendo o blog dela AQUI Soninha Hirsch é outra que voltou às carnes, mas eu também conisdero muito o seu trabalho, seu blog AQUI

Um comentário:

  1. Está cada dia mais difícil comer alimentos saudáveis !
    Aquilo que sempre falamos dos antigos que, apesar de comerem carne, fumarem e beberem bem, viviam saudáveis deve estar relacionado aos alimentos e clima puro.

    Vamos ver onde chegaremos...
    Beijo

    ResponderExcluir